quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Câncer de Próstata


O câncer de próstata é um tumor mais comum em homens, com mais de 50 anos. Seu desenvolvimento se dá por uma glândula localizada próximo a bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. A origem do câncer de próstata é desconhecida, porém existem fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

O fator genético é um dos motivos. Dietas também contribuem para o seu desenvolvimento . Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento.

No início do desenvolvimento do câncer, o homem não sente nada. O tumor só é detectado com exames clínicos e laboratoriais de rotina como o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA.

Homens a partir dos 45 anos, devem procurar um urologista para realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles com históricos de câncer de próstata na família.
Outros exames comumente solicitados pelos urologistas, são: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografias de tórax, radiografias do esqueleto.

Os tratamentos variam de acordo com a idade do paciente, os níveis de PSA , o estágio do tumor e o tipo histológico, além disso tudo, deve-se discutir com o paciente, as possíveis complicações do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário